Respeito

Respeito

Respeito

Respeito

Respeito

Respeitar a si e aos outros é uma forma de obter respeito.

 
O que é respeito?
Se você procurar o significado de respeito no dicionário, encontrará algo como substantivo masculino que significa ato ou efeito de respeitar. Seus sinônimos são deferência, admiração, sentimento positivo, apreço, consideração, etc.

 
A importância de ser respeitado
Em latim, respeito é respectus. Nesta língua, quer dizer olhar outra vez. Ou seja, tudo o que merece um segundo olhar é digno de ser respeitado. Assim, entendemos também que significam respeito as formas de culto, veneração ou homenagem prestadas a alguém.
A palavra respeito por vezes é associada a temer uma pessoa ou ter um comportamento de temor ou submissão quando se está perto dela. Nós preferimos associar sempre a algo positivo aqui.
Este é um dos principais valores do ser humano em seu meio social. Dizemos isto porque, quando alguém respeitado está próximo de nós, temos menos chance de fazer comportamentos reprováveis. Por exemplo, você não mente ou engana alguém que respeita.
As religiões costumam abordar o respeito ao próximo em suas crenças, pois isso facilita a convivência e as relações saudáveis em comunidade. Assim, aprende-se a respeitar e a ser respeitado.

 
Como respeitar e ser respeitado?
Respeitar alguém não significa concordar com essa pessoa em tudo. Ter respeito quer dizer que você entende seus argumentos e não discrimina ou ofende o próximo por suas opiniões ou escolhas. A não ser que seu estilo de vida cause dane ou desrespeito!
Também podemos falar de respeito como sentido de obediência ou cumprimento de regras, leis ou normas. Saber respeitar crenças, condutas e religiões e falar delas com deferência é uma excelente forma de sensibilidade e ponderação.
Você provavelmente só será respeitado quando aprender a respeitar o próximo e tiver atitudes dignas de respeito. É preciso ser um bom modelo de conduta pessoal e profissional, com boa apresentação visual e bons modos.
Faça algo que outras pessoas podem seguir como exemplo, como praticar boas ações. Se você for imitado, é porque é digno de respeito. Aja assim em casa, no trabalho e na vida em comunidade.
Outra forma de ser respeitado é tomar suas próprias decisões. Pessoas perdem chances de serem respeitadas quando seguem a opinião popular e não possuem personalidade própria. Ao escolher um lado, mantenha-se firme nestes valores.
Não seja totalmente materialista. Nós sabemos que o dinheiro e os bens são importantes, mas isto não é tudo. Obtém respeito quem se foca nas pessoas e não no ter ou possuir. O que vale são os relacionamentos.
Além disso, não perder tempo para fazer as tarefas que você precisa executar é uma maneira de ganhar a admiração de seu próximo. Isto fará bem para você, pois terá mais chances de sucesso, além de ser um exemplo para quem gosta de deixar as coisas para última hora.
Quem tem respeito é gentil, elogia, possui empatia e prefere conversar a gritar. Então, aprenda a respeitar para ser respeitado. Seja modelo de respeito para os outros e veja como suas relações em comunidade melhorarão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *