Decepção

Decepção

Decepção

Decepção

Decepção

A decepção é um sentimento que nós não queremos sentir, mas comumente sentimos. Ela acontece quando criamos expectativas sobre algo ou alguém e não somos atendidos. Conheça mais sobre o assunto abaixo.

O que é decepção?

A decepção é um sentimento de tristeza, mágoa, desapontamento ou desilusão. Normalmente ela surge quando descobrimos uma mentira ou ficamos surpresos com algo, sempre causando impacto negativo.

As piores decepções

As piores decepções que sentimos são aquelas criadas pelas pessoas que amamos e confiamos. Ou seja, é muito pior quando nossos familiares ou amigos mais próximos nos deixam tristes, quando menos esperamos.

Porém, a maioria das pessoas acredita que a maior decepção é a amorosa, quando deixamos de confiar na pessoa para quem entregamos nosso coração. Em um momento você pode estar feliz, na ilusão de que tudo está bem, mas no minuto seguinte pode se sentir decepcionado, enganado, traído e vulnerável.

É muito ruim sofrer uma decepção amorosa porque você não pode contar com aquela pessoa para ajudar você, já que foi ela quem te decepcionou.

Decepções ao longo da vida

Infelizmente, passaremos por esse processo muitas vezes em nossa vida, pois seremos decepcionados várias vezes, por várias pessoas. Acontece que é normal do ser humano criar expectativas nas pessoas e elas nem sempre correspondem aos nossos desejos.

Portanto, saber lidar com as adversidades não fará com que você fique longe das decepções, mas é uma forma de aprender a superar os obstáculos e se recuperar mais rapidamente.

Dependência do ser humano

Nós, humanos, dependemos uns dos outros para viver. Você está vivo e forte porque foi criado pela sua mãe; é inteligente porque teve uma professora para ensinar as lições; tem um trabalho porque alguém deu a você uma oportunidade, etc.

Portanto, não adianta fugir da decepção se isolando das pessoas. Também não é possível descobrir quem vai nos enganar e nos deixar magoados, com o objetivo de prevenção das frustrações.

Pode ser que a pessoa em quem você mais confia seja aquela que vai te enganar. Infelizmente, isto é mais comum do que você imagina.

Como lidar com as decepções

Por este motivo, é melhor você se preparar para lidar com as decepções, pois elas acontecerão, com certeza.

Quando tiver uma decepção, liberte seus sentimentos, não prenda o choro nem as mágoas. Viver a tristeza, o luto, é importante para superar esta fase. Porém, não deixe que a pessoa que te magoou veja você chorar, ela não merece este gostinho de satisfação. Chore na cama, que é um lugar quente.

Tenha este momento de tristeza, mas não se esqueça de ter perspectivas. Como dissemos acima, você terá muitas decepções ao longo da vida e irá sobreviver a todas elas. Mas terá que se ajudar. Conversar com amigos e familiares pode auxiliar você a definir objetivos.

Não sofra por muito tempo. Faça uma lista de coisas que você tem a agradecer, caminhe, tome sol, coma alimentos que você gosta, enfim, aproveite este tempo para gostar de si e recomeçar.

Em breve falaremos mais sobre como superar uma decepção, mas estas dicas já são importantes para você restabelecer a fé em si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *