Causas e efeitos da decepção

Causas e efeitos da decepção

Causas e efeitos da decepção

Causas e efeitos da decepção

Causas e efeitos da decepção

A decepção está presente na vida das pessoas. Infelizmente, por mais doloroso que seja, é fato que todos nós passaremos por várias decepções ao longo da vida. Por isso, é bom conhecer mais sobre o assunto. Vamos lá?
Causas da decepção
Nós nos decepcionamos porque confiamos nas pessoas e nem sempre elas cumprem as nossas expectativas. Esta constatação é grave, porque, apesar de sabermos que não é o recomendado, esperamos o tempo todo algumas reações das pessoas. Quando não sai do nosso jeito, entra a decepção.
Algumas decepções são mais graves, como a traição de um amigo ou companheiro. Dizem que as decepções maiores são as amorosas, porque são causadas pelas pessoas que amamos. Esta conotação nem sempre se refere ao parceiro, mas também a um parente ou ao melhor amigo. Neste caso, para quem vamos pedir conforto, se a decepção veio de quem nos dá colo habitualmente?
Portanto, as causas para que a gente se decepcione são variadas, mas sempre se referem a comportamentos que não corresponderam aos nossos anseios ou expectativas. E isto gera efeitos bastante danosos ao nosso organismo.
Efeitos da decepção
É preciso aprender algo com tudo o que nos acontece, mas, no primeiro momento, a decepção só nos traz coisas ruins. Quando estamos decepcionados, só queremos chorar, ficar quietos e trancafiados no nosso quarto, apáticos, sem comer ou dormir direito. Sentimos raiva de quem nos decepcionou e acreditamos que nunca mais vamos confiar nas pessoas.
É necessário dar tempo ao tempo, chorar as mágoas e viver o luto desta relação que gerou decepção. Porém, é preciso sair desta tristeza e aprender algo positivo da desilusão. Afinal, isso nos fez amadurecer e ganhar sabedoria.
Como superar uma decepção
É provável que você tenha passado por algumas desilusões ao longo da vida. Como fez para superá-las? Se estiver com dificuldade para sair desta situação, saiba como superar uma decepção e seguir em frente, com muito aprendizado.
– Entenda sua dor como algo natural, inerente ao ser humano. Você se sentirá capaz de lidar com as mágoas quando souber que em breve irá superá-las.
– Aceite que as pessoas não são perfeitas, que todos temos defeitos. Não veja o outro como alguém só com qualidades, porque as decepções que vêm de casos assim costumam ser mais difíceis de superar.
– Conte com quem você ama. Com certeza há muitas outras pessoas que te amam e esperam poder te ajudar neste momento de tristeza. Apoie-se na família e nos amigos e receba conforto verdadeiro e altruísta.
– Vença o medo de se decepcionar novamente! Não acredite que todas as pessoas são iguais e que você irá sofrer decepção por conhecer alguém novo. Restabeleça-se e fique pronto para novas situações.
– Procure algo positivo neste fato. Aprenda com os erros do relacionamento (amoroso ou não) anterior e saiba o que fazer para não se decepcionar novamente. Afinal, todos erram e você provavelmente também tem uma parcela de culpa no que aconteceu.
– Recomece! Para sai de uma decepção, recomece aos poucos. Conheça pessoas, visite lugares, tenha um passatempo, etc. O importante é acreditar no seu potencial de ser feliz novamente, apesar do que ocorreu (e com certeza ocorrerá novamente depois de um tempo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *