As desvantagens de morar fora do Brasil

As desvantagens de morar fora do Brasil

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As desvantagens de morar fora do Brasil

Prontos para a segunda parte do texto sobre morar no país ou se mudar dele? Abaixo você conferirá algumas dentre as desvantagens de morar fora do Brasil. Ao final, esperamos ter ajudado você a decidir se vale a pena passar um tempo no exterior ou não.

 O clima

O clima do Brasil é subtropical, então temos calor e sol durante boa parte do ano (mesmo nos meses mais frios). Fora do país a situação é bem diferente, já que acontece exatamente o inverso. O inverno do exterior é extremamente frio, mas a pior parte é a falta de sol que acomete principalmente a Europa. Você conseguiria passar semanas inteiras sem sol?

Reaprender

Reaprender está nas vantagens, mas também está entre as desvantagens de morar fora do Brasil. Você é capaz de mudar totalmente a sua vida, está pronto para tomar rumos muito diferentes do que viveu até aqui? Tem a coragem de engatinhar, aprender tudo de novo, desde os primeiros passos? Mudar-se para outro país requer tudo isso. É necessário ter muita paciência para aprender um novo idioma e todos os costumes deste povo desconhecido para você até então.

 Fazer novas amizades

Mais uma vantagem que também consta nas desvantagens. Fazer amigos é tão gostoso, por que está entre os contras? Porque nem sempre é fácil fazer isso. Muitas pessoas são tímidas e já estão acostumadas com as pessoas que as cercam. Para elas, é extremamente difícil cativar relações e construir laços com estranhos. Você está pronto para isto?

Distanciar-se

Não somente fazer novas amizades, é fato que quem se muda para outro país se distanciará dos amigos é familiares. Mesmo com o contato facilitado pela tecnologia, a rotina do dia a dia fará com que você perca o contato com muitas pessoas e, mesmo com as que mantiver, esta aproximação será, em sua maioria, pela internet. É um grande desafio.

Recomeço profissional

Entre as desvantagens de morar fora do Brasil está o recomeço profissional. Mesmo que você se mude para uma filial de sua empresa, tudo neste novo país deverá ser aprendido. A função é a mesma, mas o idioma não é, assim como as instalações, os colegas de trabalho e as regras e costumes da instituição. O desafio será ainda maior se você precisará procurar um emprego no país para o qual se mudou. Você irá competir com as pessoas que já moram neste local e estão acostumadas com as leis e tudo o que se refere ao país.

 Choque cultural

As regras e costumes são diferentes entre os países. Imagine que você foi criado com os ensinamentos de que fazer algo é totalmente errado e, ao se mudar para o exterior você

percebe que isto é o correto (ou vice-versa)? Se já é difícil para um adulto, imagine para uma criança que se mudou com os pais. E isto não é incomum.

Você é o estrangeiro

Mesmo que você more há anos fora do Brasil, sempre será o estrangeiro, considerado alguém que não nasceu neste país. E a pergunta sempre vem: por que você se mudou para cá? A não ser que você seja criado lá, tenha cantado as músicas que ensinam na escola, que fale com sotaque, tenha assistido desenhos animados no idioma, você sempre será o estrangeiro e haverá muitas piadas que você não entenderá. Isto é algo somente dos nativos.

Dificuldade de integração

Com o tópico acima, chegamos ao que realmente queremos: a dificuldade de integração. Você até pode estar disposto a fazer novas amizades e conseguir um recomeço profissional, mas talvez não seja fácil, afinal, eles podem não estar tão abertos a estrangeiros como você pensa que estariam. O brasileiro é muito caloroso, mas os nativos de outros países normalmente não são.

Estar longe nas datas especiais

Voltamos com um assunto que já foi citado entre as desvantagens de morar fora do Brasil. Sua família ficou no país e vocês mantêm contato frequente pelas redes sociais e bate-papos pela internet. Mas, e nas datas especiais? Você está preparado para passar o Natal longe de quem você ama? Ausentar-se no dia a dia doi, mas não é nada se compararmos com os dias comemorativos tradicionais.

Comida brasileira

Recomeço pessoal e profissional, saudade, distância, clima diferente, falta de sol, são várias as desvantagens que cercam as pessoas que se mudam para o exterior. Mas, um dos fatos mais importantes ainda não foi citado: a comida brasileira. Quando se fala nela nos países do globo, muita gente pensa na feijoada. Ela também é especial, afinal é muito saborosa, mas você sentirá muita falta do bom e básico arroz, feijão, bife e batatas fritas. Lembre-se daquele seu restaurante preferido e da comida que eles preparam lá. Você está disposto a comer uma feijoada mixuruca para se lembrar da que é feita no Brasil?

Você conheceu várias vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil. Conseguiu chegar a uma conclusão? Vale ou não a pena se mudar?

um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *