A importância da integração em um novo país

A importância da integração em um novo país

A importância da integração em um novo país

A importância da integração em um novo país

A importância da integração em um novo país

Se você resolveu se mudar para o exterior, precisa se preocupar com uma série de fatores. Mas, tão importante quanto as outras questões é integrar-se ao meio. Conheça abaixo a importância da integração em um novo país e saiba o que fazer para que isto aconteça da melhor forma.

 Integração na sociedade

É fato que todos dependemos uns dos outros. Desde que ingressamos em uma sociedade nós precisamos interagir com as outras pessoas e ao mudarmos para outro país isto continua valendo como regra. Nós precisamos conversar com as pessoas em sua língua e seguir seus costumes, assim como fazíamos no Brasil.

 O que significa integração?

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre o que significa integrar-se a um novo país. Integração quer dizer fazer parte de uma sociedade e tornar-se integrante dela, respeitando e partilhando sua cultura, educação, idioma e regras da mesma forma que um cidadão local. Porém, não é necessário apagar ou esquecer suas raízes. Você pode e deve manter contato com os brasileiros, mas, dentro do país, são as tradições atuais que devem ser praticadas.

Qual a importância da integração em um novo país? 

Mas, afinal, por que é importante que eu me integre a um novo país? Independente do motivo que fez você se mudar para lá, mesmo que seja por um período de tempo, você precisa seguir os costumes deste local. Você deve começar aprendendo o idioma e os costumes, depois deve entender, respeitar e praticar sua cultura. Desta forma, também seremos respeitados como cidadãos de bem. Todos nós temos deveres e direitos e, para garantir que isto aconteça, devemos nos integrar ao meio em que estamos vivendo.

Se você tentar impor suas regras e costumes aos moradores daquele local, não respeitando a diferença cultural, o mínimo que iremos causar é uma grande indignação, sem contar com outros problemas que possam surgir. A integração deve ser feita com harmonia e muito respeito de ambos os lados.

 Discriminação e posição de vítima

É mais fácil, para algumas pessoas, se colocar em posição de vítima e dizer que foi discriminado naquele país. Elas não sabem a importância da integração em um novo país, bem como a dificuldade que pode acontecer no início. É mais difícil, porém é correto seguir em frente, ir à luta e tentar novamente se integrar com estas pessoas. Se um pai diz para seu filho que foi discriminado, a criança pode achar que faz parte de uma nação inferior e isso não é verdade. Todos têm condições de progredir em qualquer lugar, tanto pessoal quanto profissionalmente.

 Integrar-se é uma forma de aprender

Convivendo com uma cultura diferente da nossa nós podemos aprender e ensinar muito às pessoas que nos cercam. A integração favorece esta via de duas mãos: da mesma forma que conhecemos e apreendemos os costumes deste local, nós podemos ensinar às pessoas as nossas crenças e valores e uma amizade será criada.

 Integrar-se para fazer parte definitiva

Se você e sua família pretendem morar definitivamente neste local, a importância da integração em um novo país é fundamental e imprescindível. As crianças deverão ser educadas no idioma atual, assim como devem seguir suas regras. É através da educação que ultrapassamos barreiras e conquistamos o que queremos. Seus pais chegaram a este país para abrir portas para todos, mas, especialmente para os filhos. As crianças poderão seguir em frente, com orgulho das atitudes de sua família, que se mudou para o exterior em busca de um futuro melhor e lutou para integrar-se ao meio.

Trabalho, estudo e convivência

A integração deverá acontecer a partir do momento em que você chegar ao novo país, já no aeroporto. Você poderá conversar com o motorista do táxi, o recepcionista do hotel, o atendente da lanchonete, etc., o importante é começar a integrar-se o quanto antes. Procure falar sempre no idioma da cidade, mesmo dentro de casa, com sua família, para que todos possam habituar-se a ele. Arrume um emprego, faça cursos e conviva com o máximo de pessoas deste local assim que possível.

Não tenha medo de conversar, seja humilde e faça perguntas quando achar necessário. Seja simpático, deixe a arrogância de lado e se mostre interessado em aprender. Quanto mais você se mostrar aberto a novos costumes e regras, mais fácil será fazer parte do meio em que está vivendo atualmente. Passe as informações novas para sua família e converse com eles para saber o que eles aprenderam naquele dia. Anotem, se tiverem vontade, e sigam em frente com a rotina. Assim, todos saberão a importância da integração em um novo país.

Frequente muitos lugares nesta nova cidade e não tenha receio de experimentar sabores até então desconhecidos. Tudo faz parte da integração e curiosidade sempre é bem-vinda, desde que o espaço do outro seja respeitado.

O caminho para a integração pode conter alguns obstáculos, mas as metas serão conseguidas com esforço e habilidade. É possível encontrar a felicidade fora do seu país de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *